ACIDEZ MENTAL
O BIZARRO MUNDO DOS CONCURSOS DE BELEZA INFANTIL

Uma coisa que nunca entendi direito foi a lógica desses concursos de beleza infantil. O filme Pequena Miss Sunshine (2006) onde a pequena Olive, uma menina de 7 anos com trejeitos, corpo, roupas e voz de criança da sua idade, sonha em se tornar uma Miss Sunshine. Tudo isso pode parecer redundante – criança com trejeitos de criança – mas não é, principalmente depois ver as concorrentes da Olive.

O embaraçoso final do filme chama atenção para um fato absurdamente comum: Concursos de Beleza Infantil. Essa exposição a um mundo superficial contrapondo-se aquilo que as crianças tem de mais belo: a inocência, torna o tema ainda mais difícil. Incentivar as meninas a uma competição feroz onde são mostradas como pequenas deusas, em um modelo de roupa e maquiagem erotizado, fazendo-as parecer aberrações deixaria qualquer psicóloga entrando em parafuso. E o que dizer dos pais, principalmente as mães, que colocam suas meninas nesse mundo de falso glamour, elas são as mesmas que projetam na filha sonhos que elas próprias não puderam realizar. Mais na frente estas mesmas meninas podem se tornar escravas de um passado que nunca mais voltará, sonhando com o glamour e entrando em anorexia, bulimia, depressão… em busca de um lugar ao sol nas passarelas e capas de revistas.

Acredito que ainda esteja na memória de muitas pessoas, o assassinato da pequena JonBenet em 1996. O ícone de beleza infantil americano, de apenas seis anos, foi encontrada espancada e morta por estrangulamento no porão de casa e com uma suspeita de estupro… fato inconclusivo pela autópsia. Durante mais de dez anos, os pais de JonBenet foram suspeitos de serem os autores do crime mas foram inocentados depois.

Nós também temos uma representante mirim nos concursos de belza: Natália Stangherlin. Ela é uma bicampeã do Miss Mundo Mini, arrancando elogios por onde passa. Segundo algumas reportagens da época em que venceu o concurso onde dizia ser muito vaidosa, se maquiar, colocar apliques no cabelo… e isso quando tinha apenas 05 anos de idade (época em que ganhou o concurso).

Essas pequenas coisas devem fazer as mães pensar e repensar o que desejam para suas filhas. Até que ponto expor uma criança a todo este “espetáculo” pode ser considerado saudável? Fica a reflexão.

Abaixo você confere um video de como é feita a maquiagem da pequena Natália Stangherlin, a Miss Mundo Mini:

Agora um video sobre a preparação das crianças para o concurso de beleza nos EUA.

Fonte: Hello Stranger


Envie este post para o seu Twitter!!
Siga o Acidez Mental no Twitter
Recomende o Acidez Mental aos seus amigos
Adicione o Acidez Mental aos seus favoritos
Dê uma olhada nos arquivos. Tem muita coisa legal guardada lá!

Vá para a página principal

Comente no FaceBook!