ACIDEZ MENTAL
MITOS SOBRE DINOSSAUROS

É do conhecimento comum que os dinossauros desapareceram da face da Terra a cerca de 65 milhões de anos atrás. Foi um extermínio que faz a imaginação das pessoas ferver, perguntando como eles viviam, o que comiam e, especialmente, como eles se tornaram extintos. Os geólogos e paleontólogos ainda estão tentando descobrir os detalhes, assim é de se admirar que existam muitos mitos sobre estes fascinantes animais:

MITO 1 - Todos os dinossauros morreram ao mesmo tempo?
A crença popular é que a extinção dos dinossauros foi causada por um meteoro que atingiu a terra na península de Yucatan, no México a cerca 65 milhões anos atrás, e eliminou todos os dinossauros, ao mesmo tempo. Mas isso significa que todos eles morreram por esse impacto? Mesmo que fosse uma morte terrível para alguns, não significa que todos eles foram eliminados na época. Vamos imaginar por um momento que alguns deles sobreviveram à explosão, em seguida, eles teriam enfrentado situações de fome que teria varrido muitas espécies. Este meteoro teria igualmente produzido uma enorme nuvem de poeira que teria apagado o sol, que por sua vez, teria matado as plantas que os herbívoros comiam, e então acabado o alimentos dos carnívoros que desapareceram da face da Terra. Este processo de extinção deve ter levado milhares de anos, mas o que é milhares de anos, em comparação a 65 milhões de anos.

MITO 2 - Os dinossauros foram os únicos animais que se extinguiram?
Os dinossauros, pterossauros e os répteis aquáticos se extinguiram depois da explosão do asteróide que causou energia equivalente a milhões de bombas termonucleares de hoje. Eles não teriam sido as únicas formas de vida que foram erradicadas da face da Terra. A diferença é que, apesar de mamíferos, aves, plantas e invertebrados seguirem o mesmo destino que os dinossauros, a colisão não foi o suficiente para as outras espécies desaparecerem do planeta, e passaram a repovoar a terra e o mar, depois que tudo acabou. Então, havia vida após a explosão que teria extinguido os dinossauros. Isso pode ser comprovado por alguns pássaros e répteis que ainda estão conosco hoje.

MITO 3 - Os dinossauros foram os primeiros animais vítimas da destruição maciça?
Os dinossauros não foram os primeiros a ser exterminados por um asteróide. Outro desastre mundial teve lugar a mais de 200 milhões de anos atrás e pode ter sido causado por um impacto de meteoro. Isso foi antes da extinção dos dinossauros e é conhecido como o evento Permiano-Triássico. Este evento foi responsável pela extinção de 70% da terra dos animais na Terra naquela época e 95% da vida marinha. Os sobreviventes deste desastre do Período Triássico, evoluíram para os dinossauros depois de 30 milhões de anos.

MITO 4 - Os dinossauros eram prósperos, pouco antes da extinção?
Os dinossauros podem não terem sido tão prósperos antes de sua extinção, como muitas pessoas acreditam. Isto foi mostrado em recente análise do processo em que as espécies se adaptaram aos novos nichos ecológicos, e como a radiação dos dinossauros tinha abrandado tremendamente em meados do período Cretáceo. Isso prova que, na época os dinossauros não foram tão resistentes quanto se pensava. Prova também que os dinossauros eram muito menos diversificados no momento da extinção do que as aves, mamíferos ou mesmo anfíbios. Havia várias espécies de aves e mamíferos que sobreviveram a este holocausto.

MITO 5 - Os mamíferos sobreviveram, porque eram mais aptos do que os dinossauros?
Uma criatura não pode ser considerada mais apta do que outro. Isso depende totalmente do seu ambiente. Até os extintos dinossauros se encaixavam muito bem em seu ecossistema. Os herbívoros se alimentavam da exuberante vegetação e os carnívoros alimentavam-se dos herbívoros. Quando o choque e a extinção dos dinossauros aconteceu este deu lugar aos pequenos mamíferos que se tornaram “mais aptos”. Isso se deu devido à escassez de alimentos para os dinossauros, mas certamente o suficiente para manter os pequenos mamíferos.

MITO 6 - Os seres humanos podem seguir o destino dos dinossauros?
É verdade que a Terra ainda sofre impactos de asteróides, mas comparados com o que atingiu a Terra no tempo dos dinossauros eles não são muito grandes. O homem poderia seguir o caminho dos dinossauros? Talvez, mas temos algumas coisas que os dinossauros não tinham. Nós temos um cérebro que pode ser usado para planejar algo com antecedência. Hoje temos os cientistas e a tecnologia que nos dá a capacidade de parar um grande meteoro antes de atingir a Terra. Claro que existem outras maneiras de aniquilar-nos da face da Terra, mas talvez com o cérebro que temos, podemos perceber que isso e nunca chegará a ser uma realidade.

Independentemente dos mitos, cientistas e pesquisadores têm chegado bem perto do que realmente aconteceu com os dinossauros. Talvez no futuro se revele mais provas, mas hoje o incidente do meteoro parece ser a mais viável. Como todas as coisas que acontecem são um pouco misteriosas, sempre haverá mitos para explicarem estes fatos. Ainda há mistérios sobre esses animais espetaculares que habitaram a Terra e um dia através do estudo e da pesquisa, podemos saber exatamente o que aconteceu com eles, mas enquanto houver seres humanos, haverá muitos mitos sobre estas fascinantes criaturas.


Envie este post para o seu Twitter!!
Siga o Acidez Mental no Twitter
Recomende o Acidez Mental aos seus amigos
Adicione o Acidez Mental aos seus favoritos
Dê uma olhada nos arquivos. Tem muita coisa legal guardada lá!
Vá para a página principal