ACIDEZ MENTAL
MILLI VANILLI: O MAIOR VEXAME DA HISTÓRIA DA MÚSICA

Hoje eu vou falar sobre uma dupla não muito conhecida, mas que ganhou até um Grammy e tem uma história muito interessante. Ombreiras, terninhos combinando, cabelo rastafari e dancinhas marcantes. Um ícone da música dos anos 80, um sucesso mundial, mas que foi desmascarada impiedosamente. A dupla alemã Milli Vanilli.

A história começa em 1988 com um produtor maluco chamado Frank Farian. Esse cara queria ganhar dinheiro fácil e rápido, e então montou uma banda de reggae e dance music (?) encabeçada por Fab Morvan e Rob Pilatus, que eram ótimos dançarinos. A dupla fez sucesso rápido, sendo reconhecida mundialmente. Entre os anos de 1988 e 1990, eles lançaram 5 singles. São eles "Girl You Know It's True", que alcançou a 2ª posição nas paradas americanas, "All or Nothing", que ficou em 4°, e os 3 primeiros lugares "Baby Don't Forget My Number", "Girl I'm Gonna Miss You" e "Blame It On the Rain". Mas foi aí que a coisa começou a desandar.

Em 1989, num show em Bristol, Connectcut, o playback da música "Girl You Know It's True" travou e ficou repetindo o verso "girl you know It's... girl you know It's..." na frente de 80 mil pessoas. O problema é que o show era pra ser ao vivo! Detalhe: a MTV estava transmitindo a apresentação pra todo o EUA. Os críticos ficaram bem desconfiados na época, mas como não havia provas de nada, só ficavam na especulação. Logo abaixo segue o vídeo:



Apesar disso, em 21 de fevereiro de 1990, a dupla ganhou o Grammy de Melhor Artista Estreante pela música "Girl You Know It's True". Enquanto isso, os rumores de que havia algo errado só aumentava. O sucesso tinha subido à cabeça da dupla. Rob Pilatus chegou inclusive a se comparar com Bob Dylan, Mick Jagger, Paul McCartney e Elvis Presley.

Só que em 15 de novembro de 1990, o empresário Frank Farian abriu o jogo: as vozes gravadas não eram as de Rob Pilatus e Fab Morvan! Os verdadeiros intérpretes eram Charles Shaw, John Davis, e Brad Howell, que faziam o papel de backing vocals nessa banda de mentirinha. Farian tinha colocado Rob e Fab como os cantores verdadeiros porque eles possuíam uma boa imagem, eram "vendáveis". O empresário os desmascarou porque os dançarinos e pseudo-cantores estavam fazendo pressão para canterem no próximo álbum. (eles lançaram um disco com suas vozes verdadeiras um tempo depois. Foram massacrados pela mídia).

Daí pra frente foi ladeira abaixo: a dupla perdeu o contrato com a gravadora, o Grammy foi cancelado, e eles tiveram que reembolsar as aproximadamente 10 milhões de pessoas que tinham comprado o disco. Pilatus, depressivo e viciado em cocaína, cortou os pulsos e ameaçou se jogar da janela de um hotel em Los Angeles. Foi contido por policiais. Já em 1995 ele foi preso acusado de assalto, agressão (tentou atacar um homem com uma luminária), vandalismo e tentativa de roubo de um carro. Passou meses na prisão, até que o empresário Farian pagou para ele se internar em uma clínica de reabilitação.

Farian produziu em 1997 um novo disco de Milli Vanilli, dessa vez com Rob e Fab nos vocais. Em 1998, às vésperas do início da turnê do novo álbum, Rob Pilatus foi encontrado morto por overdose. Depois disso, Fab Morvan já tentou ser DJ, cantor, locutor, mas não teve muito sucesso. Hoje ele tenta lançar um disco solo por conta própria. Algumas faixas estão no MySpace. Logo sairá um filme que conta a história da dupla, produzido por Jeff Nathanson (Prenda-me Se For Capaz).

E esse é tido como o maior fiasco da música em toda a história.

Fonte: Histórias e Rankings

Veja também:

  1. OS TOP 10 PICARETAS DA MÚSICA INTERNACIONAL

  2. AS TOP 10 MÚSICAS MAIS ESCROTAS DO ROCK BRAZUCA

  3. OS 10 PIORES DISCOS DO ROCK NACIONAL DE TODOS OS TEMPOS

  4. UMA TRILHA SONORA PARA TE ACOMPANHAR AO FUNDO DO POÇO


Envie este post para o seu Twitter!!
Siga o Acidez Mental no Twitter
Recomende o Acidez Mental aos seus amigos
Adicione o Acidez Mental aos seus favoritos
Dê uma olhada nos arquivos. Tem muita coisa legal guardada lá!
Vá para a página principal