ACIDEZ MENTAL
COMO ENCERRAR PROGRAMAS TRAVADOS QUE NÃO FECHAM NEM COM REZA BRABA!

O Windows é conhecido por muitas coisas, mas estabilidade de sistema não é uma delas. Não é raro encontrarmos uma mensagem do tipo “Não está respondendo” quando algum programa trava subitamente e a única saída é finalizar o processo correspondente.

A solução mais comum nestes casos é abrir o Gerenciados de Tarefas usando CTRL+ALT+DEL (ou clicando com o botão direito na barra de tarefas e depois em Gerenciador de Tarefas, ou CTRL+ALT+ESC), buscar o programa que parou de responder e clicar em Finalizar Tarefa.

Porém, muitas vezes a situação é ainda pior e não conseguimos nem abrir o Gerenciador de Tarefas. Acontece até de o próprio Gerenciador ficar travado. Quando isto acontece, uma solução que já vi muita gente fazer é simplesmente reiniciar o computador.

O que poucos sabem é que estes casos podem ser resolvidos de uma forma muito mais prática, com apenas um clique duplo. Isto pode ser conseguido criando um atalho na área de trabalho que busca todos os programas que não respondem e os fecha automaticamente. Veja como:

criar-atalho
1. Clique com o botão direito sobre a área de trabalho e depois em NovoAtalho (New › Shortcut);

comando
2. Na caixa de diálogo que aparece, digite taskkill.exe /f /fi “status eq not responding”;

nome-atalho
3. Clique em Próximo (Next) e digite um nome qualquer para o atalho;
4. Clique em Finalizar (Finish).

Ao clicar neste atalho, o comando taskkill.exe será executado com a opção /f, que força o encerramento de todos os programas que satisfizerem o filtro especificado pela opção /fi, que neste caso é “status eq not responding”. Ou seja, todos os aplicativos que estiverem rodando com o status “not responding” serão forçados a fechar pelo comando taskkill.exe.

O arquivo taskkill.exe não está disponível de fábrica no Windows XP Home, porém os usuários deste OS podem procurar pelo arquivo no Google e salvá-lo em alguma pasta. Neste caso, o comando deve ser modificado incluindo o caminho completo do local onde o taskkill.exe foi salvo. Por exemplo, se você o salvou na raiz do C:, o comando ficará C:\taskkill.exe /f /fi “status eq not responding”.

Agora, sempre que um programa parar de responder, você pode finalizá-lo clicando duas vezes sobre o atalho na área de trabalho, sem precisar abrir antes a janela do Gerenciador de Tarefas. Com apenas este atalho, você tem 3 benefícios:

  • Fechar rapidamente um programa travado sem precisar abrir o Gerenciador de Tarefas;
  • Fechar mais de um programa que não responde de uma só vez.
  • Mesmo quando o próprio Gerenciados de tarefas travar ou não estiver acessível, será possível fechar os programas que não respondem.


Recomende o Acidez Mental aos seus amigos
Adicione o Acidez Mental aos seus favoritos
Dê uma olhada nos arquivos. Tem muita coisa legal guardada lá!
Vá para a página principal