Acidez Mental! Humor, mau humor e dicas para ganhar dinheiro na internet!!
Humor, mau humor e dicas para ganhar dinheiro na internet!
10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Já se perguntou, por exemplo, como seria o mundo hoje se Hitler não tivesse nascido? Os EUA seriam a superpotência que é hoje?

Ou se D. João VI não tivesse fugido de Napoleão em 1808 e se mudado com toda Corte portuguesa para o Brasil? Como seriam, nesse caso, os destinos do Brasil e de Portugal? Existiria esse país gigantesco chamado Brasil?

Vamos ver aqui dados que mostram que na história, esses 'pequenos detalhes' muitas vezes desempenharam um papel importante ou até mesmo fatal no desenrolar dos acontecimentos.


O meteorito que mudou a história do cristianismo

10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

O ano era 30 d.C. Paulo, então um ferrenho crítico do cristianismo, estava a caminho de Damasco para perseguir os cristãos locais. Ao longo do caminho, ele viu no céu uma luz brilhante, caiu no chão por causa da onda de choque e ouviu uma explosão. Durante três dias, ficou cego e só depois de se encontrar com Ananias recuperou a visão.

Paulo interpretou o que aconteceu como um sinal divino e começou a pregar o cristianismo ativamente. Essa luz no céu seria, na verdade, a queda de um meteoro. E Paulo, como se sabe, foi figura central na popularização do cristianismo em seus primeiros anos — tendo, inclusive, sido santificado e sendo conhecido, hoje, como São Paulo.


O erro de tradução que levou à bomba atômica

10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Em 1945, os Estados Unidos exigiram a rendição do Japão. Em resposta, o então primeiro ministro japonês Suzuki usou a palavra ’mokusatsu’, que pode ser traduzida como: ’sem comentários’, ’fico em silêncio no momento’ ou ’vamos pensar sobre isso’.

Na tradução, esta palavra foi traduzida como: ’não sabemos’, depois como ’nós rejeitamos’ e ’estudamos o assunto com desprezo’.

Tal resposta ofendeu o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, o que o levou a lançar as bombas atômicas sobre o Hiroshima e Nagasaki.


A chave que poderia ter evitado o naufrágio do Titanic

10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

As chaves do móvel onde ficavam armazenados os binóculos da tripulação do Titanic poderiam ter salvado muitas vidas, se não fosse por David Blair, que foi nomeado como o segundo oficial do Titanic, mas foi despedido no último momento antes de zarpar.

Ao deixar o navio, Blair se esqueceu de deixar as chaves do móvel onde estavam guardados os binóculos. Por isso, uma parte da tripulação simplesmente não teve nenhuma chance de ver que aquele iceberg, antes de acontecer o irreparável

A bagunça do cinentista que levou à descoberta da penicilina

10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

O cientista escocês Alexander Fleming não era lá muito organizado. Ele se esqueceu de limpar seu laboratório, deixando estafilococos em uma placa de Petri e saiu de férias durante duas semanas.

Durante todo esse tempo, ninguém entrou no laboratório. Quando Fleming voltou, encontrou algo surpreendente. As placas tinham sido contaminadas por uma espécie de bolor e os estafilococos tinham morrido.

O bolor, na verdade, era uma variedade do gênero Penicillium e Fleming concluiu que possuía propriedades bactericidas. Bingo! Estava descoberta a penicilina e os antibióticos, que, até hoje, salvam milhares de vidas evitando infecções bacterianas.


A queda do Muro de Berlim e a confusão de um político

10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Em 1989, o político da Alemanha Oriental Günter Schabowsk convocou uma coletiva de imprensa para explicar as pequenas alterações relativas à travessia do Muro de Berlim. Em seu discurso havia uma indicação de que em breve todas as restrições relacionadas com deixar o país seriam eliminadas. Um repórter entendeu exatamente isso e perguntou quando as alterações entrariam em vigor.

Schabowski respondeu: "imediatamente". A imprensa foi rápida em dizer que já não havia qualquer proibição nem limitação para cruzá-lo. Isso fez com que uma multidão de pessoas se dirigisse ao muro exigindo a livre passagem. As autoridades, para evitar uma rebelião, deixaram que caísse o muro.

Por Schabowski respondeu assim? Provavelmente foi apenas um mal-entendido. Mas ele se tornou a pessoa que deu o start na queda o Muro de Berlim. O resto é história. Ou, melhor, História.


O constrangimento de um cientista e o vidro inquebrável

10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Em 1903 Édouard Benedictus acidentalmente deixou cair um matraz ( recipiente de vidro usado em laboratório) no chão. Para sua surpresa, ele não se quebrou em mil pedaços, apenas rachou. O cientista lembrou que, antes da queda, ele havia feito um teste que deixara nas paredes do frasco uma fina camada de nitrato de celulose.

Benedictus tinha feito um sanduíche usando dois vidros colados com uma camada de nitrato de celulose. Este vidro suportava golpes de martelo: ele rachava, mas não se quebrava em pedaços.

Assim, surgiu o vidro laminado, que ainda é usado. Graças a ele, durante um acidente, o motorista e os passageiros certamente não morrem por causa de ferimentos causados por cacos de vidro.

Napoleão poderia não ter nascido na França

10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

A personalidade e o caráter de Napoleão por várias razões acabaram decidindo o destino da França. Mas isso podia nunca ter acontecido, se não fosse por causa de um evento. A Córsega, ilha onde Napoleão nasceu pertencia à Itália, foi conquistada pela França apenas um ano antes de ele nascer.

Exatamente este fato o tornou francês de nascimento e lhe deu a oportunidade de se tornar Imperador. Se a ilha continuasse sob o poder de Gênova, o mais provável é que Napoleão jamais se tornasse famoso, porém, como sabemos, a história não tem modo subjuntivo.


Uma mão fora do lugar e a descoberta do raio X

10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Em 1895, o físico alemão Wilhelm Röntgen descobriu alguns raios novos. Para testar suas propriedades, ele colocava diferentes objetos na frente desses raios. Por acaso, sua mão cruzou os raios. O que o cientista viu o deixou em estado de choque: conseguia ver através de sua mão e apenas os ossos não ficavam transparentes.

A observação de Röntgen revolucionou a medicina e os raios X foram assim chamados por seu descobridor.


As portas 'acidentalmente' abertas de Constantinopla

10 PEQUENOS DETALHES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Constantinopla (atualmente chamada de Istambul) suportou muitas tentativas de invasão ao longo de sua história, mas caiu em uma batalha contra os Turcos-Otomanos em 1453. O principal papel foi desempenhado por uma porta deixada aberta na parte noroeste da muralha (chamada Kerkaporta) — ainda hoje, é possível ver essas muralhas em Istambul.

Em todo o sistema de fortificações de Constantinopla existiam várias portas secretas, que eram usadas para espionagem e exploração. Uma delas acidentalmente (ou talvez intencionalmente?) foi deixada aberta depois de uma missão similar. Através dessa passagem secreta, o exército turco entrou tranquilamente na cidade e a conquistou.

Sediado em Constantinopla-Istambul, bem na fronteira da Ásia com a Europa, a ascensão e queda do império Turco-Otomano foram importantes para a história da Europa moderna tendo, inclusive, impactos na II Guerra Mundial.

01/04/2017

Fonte: Incrivel

Se você chegou até aqui é porque você gostou do que leu, não é? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos e familiares. É só clicar nos botões abaixo.

VEJA TAMBÉM:

Ganhe dinheiro trabalhando em casa respondendo pesquisas na internet

Adulto: Somente para maiores de 18 anos!

Sexo gostoso e sem compromisso. Onde e como conseguir?

Clique AQUI e siga o Acidez mental no Twitter

NÃO QUER COMENTAR NO FACEBOOK? AQUI A SUA CHANCE!